
Óleo Essencial de Cipreste 10ml
Marca: Riquezas da Terra Disponibilidade: Imediata Referência: RQT.04.0296
Óleo Essencial de Cipreste
Certificado IBD - Ingredientes naturais
10ml
Nome Botânico: Cupressus sempervirens
INCI: Cupressus sempervirens Oil
Origem: Espanha
Extração: destilação a vapor das folhas
Composição: Principais componentes químicos - a-pineno, a-tuieno, d-3-careno
Nota Olfativa: Aroma fresco, herbal, com fundo doce, balsâmico e amadeirado.
Combina com: olíbano, benjoim, bergamota, sálvia esclareia, junípero, lavanda, limão, laranja, alecrim e sândalo.
O Cipreste é uma arvore perene, uma espécie de pinheiro com folhas que parecem agulhas. É uma árvore muito antiga, pois existem lendas sobre ela na Grécia onde usavam seu tronco para esculpir estátuas de seus Deuses. Os fenícios construíam casas e embarcações com ela. Os Egípcios usavam a sua madeira para confeccionar os sarcófagos e também a usavam com fins medicinais. Era considerado o símbolo da imortalidade.
O Cipreste foi utilizado em medicamentos para combater a coqueluche em crianças. Hoje é muito empregado na aromaterapia, na indústria cosmética e está presente em muitos perfumes, especialmente os masculinos.
Emocional
O óleo essencial de Cipreste é indicado na aromaterapia para combater a irritabilidade, nervosismo e ansiedade. Indicado para pessoas que vivem presas em fatos do passado e por isso ficam presas a situações, com mágoas antigas, rancor e não conseguem seguir em frente. Por isso é usado também em situações de perdas, auxiliando a superação, facilitando a compreensão do momento. Isso não só em relação a morte física de pessoas queridas, mas também em relação a situações que precisam acabar, que precisam de um ponto final para que a pessoa siga em frente, com força e sabedoria. Ajuda a libertar do que é supérfluo, trabalha a energia do desapego daquilo que não serve mais, limpando ressentimentos antigos e sendo excelente em períodos de transição na vida. É o óleo essencial indicado para aqueles que desejam mudança em hábitos alimentares. Promove vitalidade e energia.
Na antiguidade era considerado símbolo de imortalidade. Traz sensação de paz em meio aos desafios, liberta mágoas antigas.
Cosméticos e Outros
Corporal : O óleo essencial de Cipreste é indicado nos casos de excesso de fluídos devido suas qualidades adstringentes e descongestionantes. Por isso é indicado nos tratamentos terapêuticos complementares para retenção de líquido, sendo diurético e tônico da circulação, ideal para varizes, reumatismo, artrite, diminuindo dores nas pernas, tornozelos e pés. Ajuda a regular o sistema hormonal feminino com fluxos menstruais intensos e dolorosos e nos sintomas da menopausa reduzindo os sintomas de calor. Em casos de gripe, sinusites e tosse, facilitando a expectoração.
Dermatológico : Com propriedade anti-inflamatórias, cicatrizante, adstringente, antifúngico e antioxidante, o óleo essencial de Cipreste pode ser usado como auxiliar em diversos tratamentos : Seborreia, acne, micoses, frieiras, cistos, furúnculos, hemorroidas, como pós-barba e pós-depilação. Suas propriedades o tornam um ótimo aliado nas massagens de drenagem linfática, amenizando edemas e combatendo a celulite.
No rosto age também como um rejuvenescedor celular, excelente para peles envelhecidas.
Tem ação desodorante.
Ambiente : Pode ser usado em sprays e difusores para agir nos casos citados acima
Sugestões de uso:
1 ml de Óleo Essencial corresponde a 25 gotas, aproximadamente.
Difusor de ambiente : A diluição pode seguir a regra de 1%. Como o uso é para o ambiente, você pode aumentar ou diminuir a quantidade de acordo com a sua preferência olfativa. Por exemplo: Em 50ml de água ou óleo carreador, pingar cerca de 11 gotas. Não é aconselhável ultrapassar 3%.
Difusores pessoais, tipo colar : De 1 gota a no máximo 3.
Uso tópico local: Sempre diluído em bases neutras ou óleos vegetais puros - de 1 a 3%.
Em massagens : Dilua em óleo vegetal puro, creme neutro ou gel neutro, na concentração máxima de 1,5%. Para 100ml de óleo vegetal, dilua no máximo 30 gotas de óleo essencial.
Banhos de imersão : Pingar 20 gotas na banheira cheia.
Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água
Precauções
Desaconselhável o uso durante toda a gestação e pessoas hipotensas. Contraindicado para uso em trabalho de parto. Evite o uso associado ao medicamento Paracetamol.
Não deve ser utilizado em crianças. Se houver irritação, suspenda o uso imediatamente. Em caso de contato acidental com os olhos, lave com água abundante. Mantenha fora do alcance de crianças e animais.
Manter ao abrigo de luz e calor
Importante
Essas informações são orientações resumidas sobre as funções dos óleos essenciais e suas formas de aplicação, de acordo com os fabricantes e pesquisas bibliográficas. Aqui nós demos algumas dicas de uso, mas o ideal é se consultar com um Aromaterapeuta.
Estes dados têm propósito exclusivamente informativo.Não pretendem servir como conselho médico e nem substitui a avaliação de um profissional especializado.
A Aromaterapia serve como uma terapia complementar, mas jamais deverá substituir tratamento médico.
Como calcular o uso de óleos essenciais:
Exemplo de cálculo utilizando 0,5% de óleo essencial em 30ml de óleo vegetal
30 ml -: 100% formulação
X -: 0,5%
(Onde X = quantidade do óleo essencial)
Calculando:
30ml x 0,5 = 100 * X
15 ml = 100 * X
X = 15
100
X = 0,15 ml
Considerando que cada ml de óleo essencial tem 25 gotas aproximadamente, então:
0,15 ml x 25 = 3,75 gotas
Você pode arredondar para mais ou menos, fica a seu critério.
Existem divergências entre a quantidade de gotas para cada ml.
Na verdade, pode variar entre 20 e 40 gotas, pois depende do gotejador e até mesmo da diferença de densidade entre os variados tipos de óleos.
Utilizamos para cálculo a média de 25 gotas por ml que tem sido o mais utilizado pelos aromaterapeutas e por ser considerado um número seguro.