
Óleo Essencial de Junípero
10 ml
Nome Botânico: juniperus communis
INCI: Juniperus Communis Fruit Oil
Origem: Índia
Extração: destilação a vapor dos frutos (bagas) e folhas
Composição Química: junenol, alfa-pineno, limoneno, mirceno.
Nota Olfativa: Aroma pinheiro marcante, leve toque herbal, fresco com toque madeirado e um fundo de pimenta.
Combina com: Alecrim, Palmarosa, Bergamota, Cipreste, Anis, Olíbano, Gerânio, Grapefruit, Laranja, Lavanda, Limão Siciliano, Sândalo
Certificado: IBD Ingredientes Naturais
Os óleos essenciais da Riquezas da Terra são 100% puros.
O óleo essencial de Junípero também é conhecido por Zimbro.
A árvore do Junípero tem média de 1 a 2 metros de altura. Suas folhas parecem agulhas, são pontiagudas e seu formato é como um pinheiro, pertence a mesma família do Cipreste. Seus frutos parecem pequenas uvas e demoram de cerca de 3 anos para ficarem maduras.
É uma planta utilizada desde a Idade média, sendo queimada nos ambientes para purificar o ar durante epidemias e também como repelente de insetos. Estudos atuais mostraram que o óleo essencial de Junípero tem potencial bactericida.
Hoje é encontrada na Áustria, Canadá, França, Índia e Itália.
Emocional
O óleo essencial de Junípero ajuda no processo de relaxamento. Seu aroma cria um ambiente favorável a meditação. Ajuda a combater a insônia, ansiedade e tensão nervosa. Ajuda a ter força de vontade e foco nos objetivos.
Cosmético e outros
Corporal : O óleo essencial de Junípero pode ser usado em massagens abdominais, sempre com algum veículo carreador (óleos vegetais, creme neutro ou gel neutro) para amenizar cólicas intestinais e gazes. Age aliviando dores musculares. Pelo seu efeito diurético, pode ser usado em massagens corporais, principalmente drenagem linfática, pois ajuda a diminuir a retenção de líquido, diminuindo inchaços, edemas e celulite. Ajuda na má circulação, sendo uma boa opção para quem sofre com dores nas pernas e varizes.
Dermatológico : Por ser um óleo essencial com efeito bactericida, é uma ótima opção para peles oleosas, inflamadas e com acne. Possui também efeito adstringente e ajuda a desobstruir os poros. Conhecido também como o "óleo rejuvenescedor", pois ajuda a enrijecer tecidos. No couro cabeludo age contra a queda de cabelos, caspa e seborréia.;
Ambiente : O Óleo Essencial de Junípero é relaxante e indicado para purificar e revitalizar o ambiente. Eleva o ânimo.
Sugestões de uso:
1 ml de Óleo Essencial corresponde a 25 gotas, aproximadamente.
Difusor de ambiente : A diluição pode seguir a regra de 1%. Como o uso é para o ambiente, você pode aumentar ou diminuir a quantidade de acordo com a sua preferência olfativa. Não é aconselhável ultrapassar 3%.
Difusores pessoais, tipo colar : Usar apenas 1 gota
Uso tópico local: Sempre diluído de 0,5% a 3%. Não deve ser usado puro!
Uso em massagens: até 3%. Diluir em óleos vegetais, creme neutro ou gel neutro.
Spray de ambiente - Para fazer o spray você pode utilizar um borrifador. Diluir o óleo essencial em álcool e, se preferir, pode completar com água para aspergir nos ambientes.
Precauções
Desaconselhável o uso durante toda a gestação, evite o uso em crianças e pessoas com problemas renais e/ou hepáticos. Uso externo
Não usar puro diretamente na pele. É necessário usar algum óleo vegetal como carreador. Pode acrescentá-lo em argilas medicinais, cremes neutros, shampoos neutros, condicionadores neutros, aromatizadores de ambiente e aromatizadores pessoais.
Se houver irritação, suspenda o uso imediatamente. Em caso de contato acidental com os olhos, lave com água abundante. Mantenha fora do alcance de crianças e animais.
Manter ao abrigo de luz e calor
Importante
Essas informações são orientações resumidas sobre as funções dos óleos essenciais e suas formas de aplicação, de acordo com os fabricantes e pesquisas bibliográficas. Aqui nós demos algumas dicas de uso, mas o ideal é se consultar com um Aromaterapeuta.
Estes dados têm propósito exclusivamente informativo. Não pretendem servir como conselho médico e nem substitui a avaliação de um profissional especializado.
A Aromaterapia serve como uma terapia complementar, mas jamais deverá substituir tratamento médico.
Como calcular o uso de óleos essenciais:
Exemplo de cálculo utilizando 0,5% de óleo essencial em 30ml de óleo vegetal
30 ml -: 100% formulação
X -: 0,5%
(Onde X = quantidade do óleo essencial)
Calculando:
30ml x 0,5 = 100 * X
15 ml = 100 * X
X = 15
100
X = 0,15 ml
Considerando que cada ml de óleo essencial tem 25 gotas aproximadamente, então:
0,15 ml x 25 = 3,75 gotas
Você pode arredondar para mais ou menos, fica a seu critério.
Existem divergências entre a quantidade de gotas para cada ml.
Na verdade, pode variar entre 20 e 40 gotas, pois depende do gotejador e até mesmo da diferença de densidade entre os variados tipos de óleos.
Utilizamos para cálculo a média de 25 gotas por ml que tem sido o mais utilizado pelos aromaterapeutas e por ser considerado um número seguro