Certificado: IBD Ingredientes Naturais
O Óleo essencial de Olíbano também é conhecido por Frankincense.
Há registro do uso do Olíbano pelos Egípcios em seus rituais religiosos, onde era queimado como oferecimento aos Deuses. Era tradição a utilização do olíbano durante as meditações como um facilitador e até hoje é usado dessa forma. As mulheres egípcias usavam um pó preto para pintar os olhos que na verdade era a resina do olíbano queimado. Também utilizavam em máscaras para rejuvenescimento facial.
É citado na Biblia como sendo um dos presentes levados pelos Reis Magos ao menino Jesus recém-nascido. Até hoje a resina é usada na defumação da igreja católica. Sempre teve muito valor e era usado pelos assírios, persas e judeus. Gregos e romanos também usavam o olíbano em rituais religiosos.
A extração é feita através de uma lasca de casca retirada do tronco de onde sai um líquido leitoso. Em contato com o ar, esse líquido endurece, se transforma em uma resina de cor castanha-alaranjada.
Emocional
O óleo essencial de olíbano possui características que são utilizadas na aromaterapia como calmante e relaxante, sendo ideal para momentos de meditação. Seu aroma ajuda a respiração ficar mais lenta e profunda, acalmando medo, ansiedade, tensão nervosa, estresse e estados depressivos. Traz a sensação de relaxamento e paz.
Cosmético e outros
Corporal – A inalação do aroma do óleo essencial de olíbano é um ótimo complemento terapêutico nos casos de problemas pulmonares (tosse, bronquite), excesso de muco e problemas de garganta. Usado em banhos de assento como tratamento complementar nos casos de leucorreia e gonorreia. Para cistite pode ser usado em compressas locais diluído em água aquecida.
Dermatológico – Possui propriedades regenerativas, sendo uma ótima opção para peles envelhecidas, flácidas, secas, prevenindo rugas e marcas de expressão. Estimula a cicatrização, podendo ser usado em tratamentos para estrias.
Ambiente – O óleo essencial de olíbano é ideal para ambientes de meditação. Excelente para melhorar o ânimo em ambientes impregnados com energias pesadas. Em muitas religiões o olíbano era usado em defumação para afastar maus espíritos.
Faz bem para a respiração, sendo uma boa opção em ambientes onde circulem pessoas resfriadas e com tosse.
Sugestões de uso:
1 ml de Óleo Essencial corresponde a 25 gotas, aproximadamente.
Difusor de ambiente – A diluição pode seguir a regra de 1%. Como o uso é para o ambiente, você pode aumentar ou diminuir a quantidade de acordo com a sua preferência olfativa. Não é aconselhável ultrapassar 3%.
Difusores pessoais, tipo colar – Usar apenas 1 gota
Uso tópico local: Sempre diluído de 0,5% a 3%. Não deve ser usado puro!
Uso em massagens: até 3%. Diluir em óleos vegetais, creme neutro ou gel neutro.
Spray de ambiente - Para fazer o spray você pode utilizar um borrifador. Diluir o óleo essencial em álcool e, se preferir, pode completar com água para aspergir nos ambientes.
Precauções
Desaconselhável o uso durante toda a gestação, evite o uso em crianças e pessoas com epilepsia. Evitar a aplicação em peles sensíveis ou mucosas.
Não usar puro diretamente na pele. É necessário usar algum óleo vegetal como carreador. Pode acrescentá-lo em argilas medicinais, cremes neutros, shampoos neutros, condicionadores neutros, aromatizadores de ambiente e aromatizadores pessoais.
Se houver irritação, suspenda o uso imediatamente. Em caso de contato acidental com os olhos, lave com água abundante. Mantenha fora do alcance de crianças e animais.
Manter ao abrigo de luz e calor
Importante
Essas informações são orientações resumidas sobre as funções dos óleos essenciais e suas formas de aplicação, de acordo com os fabricantes e pesquisas bibliográficas. Aqui nós demos algumas dicas de uso, mas o ideal é se consultar com um Aromaterapeuta.
Estes dados têm propósito exclusivamente informativo. Não pretendem servir como conselho médico e nem substitui a avaliação de um profissional especializado.
A Aromaterapia serve como uma terapia complementar, mas jamais deverá substituir tratamento médico.
Como calcular o uso de óleos essenciais:
Exemplo de cálculo utilizando 0,5% de óleo essencial em 30ml de óleo vegetal
30 ml -► 100% formulação
X -► 0,5%
(Onde X = quantidade do óleo essencial)
Calculando:
30ml x 0,5 = 100 * X
15 ml = 100 * X
X = 15
100
X = 0,15 ml
Considerando que cada ml de óleo essencial tem 25 gotas aproximadamente, então:
0,15 ml x 25 = 3,75 gotas
Você pode arredondar para mais ou menos, fica a seu critério.
Existem divergências entre a quantidade de gotas para cada ml.
Na verdade, pode variar entre 20 e 40 gotas, pois depende do gotejador e até mesmo da diferença de densidade entre os variados tipos de óleos.
Utilizamos para cálculo a média de 25 gotas por ml que tem sido o mais utilizado pelos aromaterapeutas e por ser considerado um número seguro.
Para conhecer mais sobre nós, acesse nosso site e conheça toda a nossa história! www.riquezasdaterra.com.br Loja Virtual sob responsabilidade de CNPJ 37.042.841/0001-71 - Santa Alquimia Cosméticos Os produtos são enviados de SP - CEP:04794-000 - Morumbi
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade